Laboratório de Montagem
Laboratório de Montagem
Consultoria
Consultoria
Joana Collier
Joana Collier é montadora com 40 longas-metragens e 19 curtas no currículo. Foi professora de montagem da Escola Darcy Ribeiro durante 10 anos e deu aulas no curso de Pós-graduação em Documentário da Fundação Getúlio Vargas.
Se dedica a um cinema plural de pesquisa de linguagem com parcerias por todo Brasil e na América Latina, assinando a montagem de filmes como “Jia Zhangke, um homem de Fenyang”, de Walter Salles; “Justiça” e “Juízo” de Maria Augusta Ramos; “Paulina”, de Santiago Mitre, que ganhou melhor filme na Semana da Crítica em Cannes em 2015; e “Pacarrete”, longa cearense que arrematou, em 2019, 8 kikitos em Gramado.
Esse ano, o longa “Avenida Beira Mar” de Maju de Paiva e Bernardo Florim acaba de ganhar o prêmio de melhor direção no Festival de Guadalajara e menção honrosa do Prêmio Maguey, que celebra a cinematografia LGBTQ+.
Joana tem, também, alguns longas comerciais no currículo. Recebeu o kikito de melhor montagem em Gramado pelo filme “Hebe, estrela do Brasil”. Em 2022, montou o longa documentário “O Filho da Mãe”, sobre o artista Paulo Gustavo para a Prime Vídeo, e a ficção “Meu Melhor Amigo”, de Alvarenga Jr. Atualmente, está com 4 longas em fase de pós-produção, entre eles “Cyclone” de Flávia Castro.