Jia Zhang-Ke, um homem de Fenyang

Jia Zhang-Ke, um homem de Fenyang

22/9 - Domingo

16h30 - Cine Glauber Rocha

22/9 - Domingo

16h30

SINOPSE

Um retrato afetivo do jovem realizador chinês que, para muitos, se tornou um dos mais importantes cineastas de nosso tempo. Para este documentário dirigido por Walter Salles, Jia Zhangke volta aos locais de rodagem de seus filmes, junto com seus atores, amigos e colaboradores mais próximos. Jia relembra as fontes de inspiração de filmes como Plataforma, Em Busca da Vida e Um toque de Pecado. É a memória de um cineasta, mas também de todo um país em convulsão, a China, que se desvenda pouco a pouco.

“Jia Zhangke, um homem de Fenyang” foi filmado por uma equipe brasileira na China, em Fenyang, Pingyao, Hong Nan-che e outras cidades e vilarejos da região de Shanxi, em Pequim, em conversas na Academia de Cinema, na Academia de Belas-Artes e na produtora de Jia Zhangke, a Xstream Pictures.

DEBATE COM

Joana Collier é montadora com 40 longas-metragens e 19 curtas no currículo. Foi professora de montagem da Escola Darcy Ribeiro durante 10 anos e deu aulas no curso de Pós-graduação em Documentário da Fundação Getúlio Vargas.

Se dedica a um cinema plural de pesquisa de linguagem com parcerias por todo Brasil e na América Latina, assinando a montagem de filmes como “Jia Zhangke, um homem de Fenyang”, de Walter Salles; “Justiça” e “Juízo” de Maria Augusta Ramos; “Paulina”, de Santiago Mitre, que ganhou melhor filme na Semana da Crítica em Cannes em 2015; e “Pacarrete”, longa cearense que arrematou, em 2019, 8 kikitos em Gramado.

Esse ano, o longa “Avenida Beira Mar” de Maju de Paiva e Bernardo Florim acaba de ganhar o prêmio de melhor direção no Festival de Guadalajara e menção honrosa do Prêmio Maguey, que celebra a cinematografia LGBTQ+.

Joana tem, também, alguns longas comerciais no currículo. Recebeu o kikito de melhor montagem em Gramado pelo filme “Hebe, estrela do Brasil”. Em 2022, montou o longa documentário “O Filho da Mãe”, sobre o artista Paulo Gustavo para a Prime Vídeo, e a ficção “Meu Melhor Amigo”, de Alvarenga Jr. Atualmente, está com 4 longas em fase de pós-produção, entre eles “Cyclone” de Flávia Castro.

FICHA TÉCNICA

Ficha Técnica
Direção: Walter Salles 
Roteiro: Walter Salles, Jean-Michel Frodon
Montagem: Joana Collier
Produção: Maria Carlota Bruno
Elenco: Jia Zhangke