SOBRE
SOBRE
O PANLAB (Laboratórios do Panorama) surgiu em 2013 como um desdobramento do Panorama Internacional Coisa de Cinema, com o objetivo de expandir os espaços formativos em resposta ao crescimento da produção cinematográfica na Bahia e no Brasil.
Desde a 1ª edição, o PANLAB de Roteiro propõe um espaço de intercâmbio entre os roteiristas selecionados e profissionais com reconhecida experiência. As consultorias buscam contribuir para o desenvolvimento da escrita criativa de modo que os roteiros cheguem mais fortes na fase de produção. Em 2018, aconteceu o primeiro PANLAB de Montagem com o objetivo de oferecer aos selecionados uma consultoria de montagem a partir de um corte estruturado das obras, todas elas em fase de pós-produção.
Ao longo de mais de 10 anos, o PANLAB contribuiu para o aprimoramento de 150 projetos. Em 2024, o Laboratório de Roteiro chega à sua 12ª edição e contará com as consultorias de Eliseo Altunaga (Cuba), Iana Cossoy Paro (SP) e Aleksei Abib (SP). Já o Laboratório de Montagem será realizado pela 7ª vez e terá Joana Collier (RJ) como consultora.
Além das consultorias, o PANLAB realizará, pela primeira vez, uma mostra com sete longas-metragens que serão debatidos à luz dos processos de roteiro e montagem. A Mostra PANLAB será um espaço formativo aberto ao público e oferecerá certificado aos participantes.
A identidade visual desta edição captura a essência do PANLAB, cuja missão é colaborar no aperfeiçoamento dos projetos, ajudando-os a encontrar os melhores encaixes, além de impulsionar as potencialidades criativas de cada proposta. Neste ano, o PANLAB acontece de 19 a 25 de setembro em Salvador/BA (etapa presencial) e de 02 a 08 de dezembro (etapa virtual).
O PANLAB foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.